Pós-Graduação Dermatologia Clínica e Cirúrgica em Curitiba (Preparatório para o TED)

PÓS-GRADUAÇÃO em DERMATOLOGIA CLÍNICA E CIRÚRGICA EM CURITIBA (preparatório para o TED): um final de semana por mês (sexta-feira, sábado, domingo e segunda-feira), com 1040 horas.

ATENÇÃO PARA NOSSO NOVO ENDEREÇO, NA RUA BENTO VIANA, Nº 373, BAIRRO ÁGUA VERDE.

Para a carga horária já cursada, mesmo em outras instituições, será feita a equivalência, com desconto de 50% na mensalidade do período dispensado, ou seja, não precisa frequentar os módulos de novo. Deste modo, aceitamos transferências de outros cursos.

coordenador do Polo é o Dr. Romualdo Gama – CRM-PR 25.231. Médico cirurgião plástico (RQE 19.434), ginecologista (RQE 19.642), advogado (OAB-PR 56.418) e Pós-Graduado em Dermatologia – NÃO ESPECIALISTA.

Início da turma: Dia 23 de março de 2024

Turmas reduzidas: 16vagas

Duração do curso: 36 meses

Carga horária: 1040 horas/aula

Público alvo: Médicos

  • Matrícula: R$ 1.290,00. Em caso de desistência do aluno, não haverá devolução da matrícula.
  • ATENÇÃO: DESCONTO ESPECIAL DE 50% NA MATRÍCULA ATÉ 20 DE DEZEMBRO.

Para informações sobre as mensalidades, entre em contato com nossa CENTRAL DE MATRÍCULAS – WhatsApp: (41) 99163-1000.

ATENÇÃO! Cuidado com fraudes em outras instituições. A própria SBD adverte sobre:

HTTP://WWW.SBD.ORG.BR/NOTICIAS/INSTITUICOES-DE-ENSINO-SAO-INVESTIGADAS-POR-DIPLOMAS-IRREGULARES-EM-DERMATOLOGIA/ 

HTTP://WWW.SBD.ORG.BR/NOTICIAS/VICE-PRESIDENTE-DO-CRM-E-ALVO-DE-INVESTIGACAO/ 

Observação: Veja a regra da SBD para obtenção do TED-Título de Especialista em Dermatologia, item 2.5 da página: https://www.sbd.org.br/wp-content/uploads/2023/04/TED2023edital.pdf

NOSSOS CURSOS SÃO CERTIFICADOS PELA FAPI – RECONHECIDO PELO MEC (https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MTUzNQ==)

Documentos para inscrição:

– Ficha de inscrição

– Fotocópia de:

  • Carteira de identidade e CPF
  • Comprovante de endereço
  • Diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso
  • Histórico escolar de graduação (poder ser entregue no andamento do curso)

CERTIFICADOS:

O aluno receberá, ao final do curso, um certificado de pós-graduado em Dermatologia Clínica e Cirúrgica. Para obter o Título de Especialista em Dermatologia, terá que se submeter à Prova de Título da Sociedade, que exige comprovação de treinamento/capacitação na especialidade de Dermatologia, por meio de atividades profissionais realizadas em um período de tempo de 6 anos.

Nosso curso de pós-graduação em Dermatologia Clínica e Cirúrgica tem como objetivo preparar o médico através de treinamento teórico-prático para tirar o TED-Título de Especialista em Dermatologia, pois estamos cientes do grande contingente da população com doenças cutâneas e da escassez de médicos nessa área.

Temos como objetivo oferecer profissionais habilitados e capazes à sociedade. Ao final do curso, o aluno estará atuando na Dermatologia Clínica e Cirúrgica, porque aprenderá a utilizar e interpretar os métodos diagnósticos mais frequentemente empregados, utilizando sempre a indicação de “Pós-Graduado em Dematologia Clínica e Cirúrgica – NÃO ESPECIALISTA”.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DERMATOLOGIA. ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PELE. SISTEMA PILOSEBÁCEO. EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA DERMATOLÓGICA – Patologias prevalentes no ambulatório diário. Estudo dos aspectos gerais dos microrganismos importantes sob o ponto de vista médico enfatizando o contexto biológico daqueles relacionados à Dermatologia. Embriologia, fisiologia e estruturas da epiderme, derme e subcutâneo. Epiderme: estrutura, composição, aspectos bioquímicos e processo de estratificação. Derme: estrutura, propriedades e bioquímica. Anexos. Glândulas sebáceas/sudoríparas, unhas e cabelos. Melanina e coloração da pele.  Percepção sensorial cutânea. Tipos de pele e avaliação das propriedades biomecânicas da pele. Lesões Elementares. Dermatoscopia.
  2. ACNE E TRICOLOGIA – Afecções dos pelos, glândulas sudoríparas, écrinas e apócrinas. Acne e afins. Foliculoses e foliculites. Fundamentos da fisiologia e alterações bioquímicas e físico-químicas capilar. Alopecias. Eflúvios. Implantes capilares. Bioquímica capilar.
  3. DOENÇAS ERITEMATO-DESCAMATIVAS – Seborréia. Psoríase. Parapsoríase. Pitiríase rósea de Gilbert. Dermatite seborréica.
  4. INTRODUÇÃO À CIRURGIA DERMATOLÓGICA E OUTRAS TERAPIAS – O que o Dermatologista opera. Interface com a Cirurgia Plástica. Procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos. Correção de cicatrizes inestéticas. Eletrocirurgia. Crioterapia. CAF. Punch. Retirada de nevos. Fios e tipos de sutura. Anestesia local. Tratamento pelas radiações. PUVA. Radiações ionizantes. Terapia fotodinâmica.
  5. ECZEMAS/DERMATITES, AFECÇÕES PRURIGINOSAS E OUTRAS – Noções Básicas de Imunologia Cutânea. Braço celular e braço humoral. Doenças e mecanismos imunológicos. Imunodeficiência. Diagnóstico Imunológico. Terapêutica. Corticoterapia. Doença Homóloga. Dermatite atópica, de contato e eczemas. Prurido. Prurigo, urticária e afins. Mastocitose, líquen e suas classificações. Psicodermatologia.
  6. PEELINGS FÍSICOS E QUÍMICOS – Estudo das principais discromias, processos de hiper e hipopigmentações. Melanina e coloração da pele. Melasma: como tratar? Classificação da pele e avaliação clínica. Peelings físicos e químicos superficiais e médios.
  7. FARMACOLOGIA DERMATOLÓGICA E COSMETOLOGIA – Esboço e tendência em formulações anti-solares. Conceitos técnicos de formulações e elaboração de fórmulas dermatológicas e cosmiátricas. Aspectos teóricos da ação de dermocosméticos e sua relação na aplicação em dermatologia. Relação da prescrição de dermocosméticos e avaliação da pele. O cuidado na elaboração do dermocosmético na prescrição médica. Formulações para diferentes tipos de pele, na hidratação e recuperação da pele, após procedimentos e manutenção. Química dos produtos cosméticos. Cosmecêuticos. Definições.
  8. DERMATOSES DA GRAVIDEZ E DA PELE NEGRA – Dermatoses na gravidez. Dermatoses na pele negra.
  9. LASER E LUZ INTENSA PULSADA – Procedimentos com tecnologia de Luz (Laser CO2 e IPL, suas aplicações).
  10. COLAGENOSES E PARANEOPLASIAS – Colagenoses e paraneoplasias. Dermatoses auto–imunes: Lúpus Eritematoso. Esclerodermia. Dermatomiosite.
  11. TOXINA BOTULÍNICA. ENVELHECIMENTO CUTÂNEO. RUGAS ESTÁTICAS E DINÂMICAS. COMO TRATAR? – Envelhecimento saudável, prevenção e tratamentos. Fotodermatose. Flacidez de pele e muscular.  Toxina botulínica: conceitos, tipos de toxina, diluição e preparo. Farmacologia e apresentações comerciais.
  12. DOENÇAS VESICO-BOLHOSAS – Doenças bolhosas. Dermatoses vesiculosas.
  13. PREENCHIMENTO E PREENCHEDORES – Preenchimento: conceito, tipos de preenchedores, modo e nível de aplicação. Ácido hialurônico, Hidroxiapatita de cálcio (Radiesse), Ácido poli-L-lático (Sculptra) e Policaprolactona (Ellansé). Riscos e indicações. Concentrações e marcas existentes no mercado. Uso de agulha ou cânula?
  14. DERMATOPATOLOGIA – Dermatoses específicas com bases morfológicas e alterações no histopatológico. Farmacodermia. Doenças nodulares, Síndromes inflamatórias de etiologia desconhecida: Síndrome de Behcet e Síndrome de Reiter.
  15. INFECÇÕES VIRAIS E BACTERIANAS DA PELE E MUCOSAS – Infecções bacterianas (impetigo, ectima, síndrome estafilocócica da pele escaldada e síndrome do choque tóxico estafilocócico).
  16. LEISHMANIOSE – Afecções das mucosas. Úlceras.
  17. VASCULOPATIAS – Púrpura. Vasculite. Lesões ulceradas de perna de origem vascular. Tu vascular.
  18. DERMATOLOGIA PEDIÁTRICA – Doenças Escleróticas e Atróficas.
  19. MICOLOGIA SUPERFICIAL E PROFUNDA – Diagnóstico das dermatoses específicas causadas por seres vivos. Meios de cultura. Exame a fresco. Histo e anatomopatológico. Noções de prescrição de antibióticos e antifúngicos. Micoses superficiais e micoses profundas. Distúrbios do aparelho ungueal.
  20. DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E DERMATOZOONOSES – Doenças Sexualmente Transmissíveis. Sífilis. SIDA. Uretrites e vulvovaginites. Donovanose. Riquetisioses. Treponematoses. Dermatozoonoses (escabiose, pediculose, miíase, larva migrans etc).
  21. DOENÇAS ENDÓCRINAS, METABÓLICAS, NUTRICIONAIS E GENÉTICAS – Abordagem clínica e laboratorial. Granulomas inespecíficos. Porfiria cutânea. Pelagra. Metabolismo dos glicídios, lipídios e proteínas. Vitaminas. Nutrição: a base para o desempenho humano. Dermatoses metabólicas. Desvitaminodermias. Amiloidose. Mucinoses. Calcinose, gota e histiocitose. Paniculites. Complicações.
  22. HANSENÍASE, TUBERCULOSE CUTÂNEA E OUTRAS MICOBACTÉRIAS – Dermatoses específicas causadas por seres vivos. Micobactérias (hanseníase, tuberculose e micobacteriose). Doença auto–agressiva hansênica.
  23. TUMORES BENIGNOS E HIPERPLASIAS BENIGNAS – Dermatoses pré-cancerosas. Neoplasias epiteliais. Neoplasias benignas. Neoplasias melanocíticas. Cistos. Neoplasias vasculares benignas, mesenquimatosas e neurais. Nevus displásicos.
  24. TUMORES MALIGNOS E OUTRAS NEOPLASIAS – Neoplasias malignas. Melanomas. Metástases. Linfomas. Dermatoses paraneoplásicas. CEC. CBC.  Micose fungóide. Leucemias. Linfomas e pseudolinfomas.
  25. ASPECTOS ESSENCIAIS NA PRÁTICA DA CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA. HISTÓRIA DA DERMATOLOGIA ESTÉTICA, PRP-PLASMA RICO EM PLAQUETAS, CÉLULAS-TRONCO E DERMAROLLER – Abordagem clínica, psicológica e exames complementares. Técnica e aplicações do PRP-Plasma Rico em Plaquetas em estética, úlceras e feridas. Cuidados pré e pós-tratamentos. Dermaroller nos inesteticismos da pele – DIREITO MÉDICO, LEGISLAÇÃO GERAL E ESPECÍFICA– Responsabilidade Civil: caracterização, pressupostos, modalidades e excludentes. Legislação geral e específica. Negligência, imperícia e imprudência. Processo ético-profissional no Conselho de Medicina. Dano material, moral e estético.
  26. TOXINA BOTULÍNICA. PONTOS BÁSICOS E AVANÇADOS. HIPERIDROSE. DIAGNÓSTICO DOS TIPOS DE RUGAS E TRATAMENTOS. FLACIDEZ MUSCULAR E CUTÂNEA– Farmacologia e apresentações comerciais. Diluição e preparo. Revisão dos pontos básicos e pontos avançados. Toxina botulínica no rosto, pescoço e colo. Mesobotox. Como tratar as complicações da toxina? Quando associar ao preenchimento e bioestimuladores.
  27. FIOS DE PDO (LISOS, ESPIRALADOS E ESPICULADOS): INDICAÇÕES, TÉCNICAS, RISCOS E COMO EVITAR COMPLICAÇÕES: Possibilitar o aprendizado na área da cirurgia estética, associada aos conhecimentos de anestesia, analgesia e cirurgia dermatológica, para o correto atendimento aos pacientes. Fios de dermossustentação. Os fios de PDO para correção da flacidez corporal e facial. Anatomia da face. Musculatura, enervação e vascularização. SMAS. Métodos para diminuição da flacidez e rugas. Fios para correção da flacidez corporal e facial.
  28. PEELINGS FÍSICOS, QUÍMICOS E COMBINADOS. CLASSIFICAÇÃO DA PELE E AVALIAÇÃO CLÍNICA– Envelhecimento cutâneo e seus cuidados. Estudo das principais discromias, processos de hiper e hipopigmentações. Melanina e coloração da pele. Melasma: como tratar? Peelings físicos: Dermoabrasão e Microdermoabrasão. Peelings químicos faciais e corporais. Identificar as afecções estéticas na lâmpada de Wood.
  29. CIRURGIA INTERMEDIÁRIA – Revisão anatômica e anestesia. Anatomopatologia. As Técnicas de biópsia. Retirada de tumores e cânceres de pele (Epiteliomas baso/espinocelular e Melanoma). Retalhos cutâneos. Auto enxertia. Cirurgia das Unhas.
  30. ANESTESIA LOCAL. ANALGESIA POR ÓXIDO NITROSO. ENVELHECIMENTO CUTÂNEO. PREENCHIMENTO / PREENCHEDORES – A Interface da Dermatologia com a cirurgia plástica. Noções sobre diferentes tipos de anestesia. Anestesia regional. Anestesia local-tumescente. Prevenção de acidentes anestésicos. Preenchimento de olheiras. Como tratar o envelhecimento da região perioral e periorbital (toxina botulínica, peeling, implante, laser ou radiofrequência). Preenchimento com ácido hialurônico, ácido poli-L-láctico (Sculptra), policaprolactona (Ellansé), hidroxiapatita de cálcio (Radiesse) e PMMA-Polimetilmetacrilato. Retrações cutâneas faciais e corporais: estrias e cicatrizes de acne, como manejar? Tratamento das mãos (preenchimento e pasta de ATA).
  31. CIRURGIA COSMÉTICA – Transplante de cabelos, blefaroplastia e lipoaspiração tumescente. Bichectomia.
  32. CIRURGIA AVANÇADA – Cirurgia micrográfica de MOHS. Dermatoenxertia. Patologia cicatricial. Subincisão. Lipoenxertia. Cirurgia do Lóbulo Auricular. Cirurgia dos Lábios. Cirurgia do Xantelasma. Cirurgia de Supercílios.
  33. FLEBOESTÉTICA – Anatomia e fisiologia do sistema veno linfático. Microcirculação. Alterações em flebologia. Úlcera de perna. Aspectos terapêuticos. Escleroterapia. Eletrocauterização, eletrofulguração e termo-coagulação.
  34. ELETROMEDICINA: LASER E LUZ INTENSA PULSADA, ULTRASSOM, RÁDIO-FREQUÊNCIA E CRIOLIPÓLISE – Diferentes tipos de aparelhos (IPL, Laser, CO2 e suas aplicações, entre outros). Epilação. Rádio-frequência. Eletrotermofototerapia enfocando os diferentes efeitos da corrente elétrica nos tecidos do organismo. Terapia fotodinâmica. Complicações. Novas tecnologias.
  35. FIOS DE TRAÇÃO E DERMOSSUSTENTAÇÃO (FIO RUSSO, TÉCNICA DE SERDEV E SILHOUETTE/FILBLOC/MINTLIFT). MITOS E VERDADES: Os vários tipos de fios para correção da flacidez corporal e facial. Avaliação do SMAS. Técnica de Serdev. Fios de tração e dermossustentação: Fio Russo, Silhouette Lift, MintLift e Filbloc.
  36. COMPLICAÇÕES EM PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS E ESTÉTICOS (COMO AGIR?) – Fundamentos e situações de urgências e emergências do cotidiano. Atendimentos das emergências. Retração da pele e infecções. Como tratar?
  37. ANATOMIA FACIAL E CORPORAL (EAD) – Anatomia da Face e Corpo. Musculatura, enervação e vascularização. SMAS. Locais de anestesia regional.
  38. GESTÃO DE CLÍNICAS (EAD) – Como montar um consultório. Abertura de empresa. Classificação dos estabelecimentos de saúde. Manual da CCIH. ANVISA e VISA.
  39. MARKETING E PUBLICIDADE MÉDICA (EAD) – Como fazer publicidade e marketing pessoal e da clínica. O CODAME-Comissão de Assuntos Médicos. Conceitos e fundamentos do marketing e da comunicação e suas particularidades na aplicação em empresas de prestação de serviços.
  40. BIOÉTICA E BIOSSEGURANÇA (EAD) – Estudo do Código de Ética Médica e seus limites. Ações destinadas a prevenir, controlar, diminuir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, em virtude da adoção de novas tecnologias e fatores de risco. Biossegurança em Saúde.
  41. METODOLOGIA CIENTÍFICA (EAD) – Conhecer os princípios da metodologia científica, possibilitando-lhe a leitura crítica de artigos técnico-científicos e a participação na produção de conhecimentos. A Metodologia da Pesquisa.
  42. MESOTERAPIA/INTRADERMOTERAPIA. MMP-MICROINFUSÃO DE MEDICAMENTOS NA PELE (EAD) – Principais fármacos. Noções da farmacologia do sistema nervoso central. Abordagem e Tratamento clínico de Celulite e Gordura localizada. Intradermoterapia: das mesclas tradicionais às novas tendências. MMP-microinfusão de medicamentos na pele.
  43. PRÁTICA CLÍNICA – Prática de todos os procedimentos. Atendimento em dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Dermatoscopia. Conceitos de saúde/doença. Prática de medidas terapêuticas que minimizem os riscos, dentro ou fora de uma clínica médica. Assepsia, desinfecção e esterilização. Fundamentos e situações de urgências e emergências do cotidiano.

* DISCIPLINAS SUJEITAS A ALTERAÇÕES

Informações adicionais:

  • É reservado ao IPEMCE o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de inscritos.
  • A indicação dos professores é de responsabilidade da coordenação que poderá substituí-los a qualquer tempo e a critério exclusivo da mesma.
  • O curso será ministrado em um final de semana por mês, às sextas, sábados, domingos e segundas (de 08 às 18 horas).

Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Aproveitamento de no mínimo 70%, média igual ou superior a 7 (sete).
  • Frequência mínima de 75% da carga horária de cada disciplina.

As aulas serão abordadas através de:

– Aulas expositivas;

– Aulas interativas;

– Grupos de discussão de casos.

Aulas Práticas

  • Temos a maior carga horária de conteúdo prático do Brasil, com um ambulatório completo e equipado.
  • Todos os materiais utilizados pelos alunos estão inclusos na mensalidade.
  • Pacientes reais.
  • Professores supervisores ensinando na prática o conteúdo ministrado em aula.
Abrir Whatsapp
Fale conosco
Fale com o IPEMCE pelo Whatsapp clicando abaixo.