Pós-Graduação de Dermatologia Clínica em Curitiba

 

PÓS-GRADUAÇÃO DE DERMATOLOGIA CLÍNICA EM CURITIBA: um final de semana por mês (sexta-feira, sábado e domingo), com 620 horas.

AOS SÁBADOS E DOMINGOS OCORREM AS AULAS TEÓRICAS (PRESENCIAL E PRESENCIAL ON LINE – AO VIVO) E AS SEXTAS-FEIRAS OCORREM AS AULAS PRÁTICAS. COMO OPCIONAL O ALUNO PODE FREQUENTAR AS AULAS PRÁTICAS A CADA TRIMESTRE.

O IPEMCE – Instituto Paranaense de Ensino em Medicina Capacitação e Especialização, é uma Unidade Avançada de Pós-Graduação do Centro Universitário Ingá – Uningá. coordenador do Polo é o Dr. Romualdo Gama – CRM-PR 25.231, médico cirurgião plástico (RQE 19.434). Atual Presidente da UIME-União Internacional de Medicina Estética no Brasil.

Início da turma: Dia 17 de abril de 2021

Turmas reduzidas – Vagas limitadas

Duração do curso: 24 meses

Carga horária: 710 horas/aula

Público alvo: Médicos

  • Matrícula: R$ 1.290,00. Em caso de desistência do aluno, não haverá devolução da matrícula.

Para informações sobre as mensalidades entre em contato com nossa CENTRAL DE MATRÍCULAS – WhatsApp: (41) 99163-1000.

ATENÇÃO! CUIDADO COM FRAUDES EM OUTRAS INSTITUIÇÕES: CURSOS QUE CERTIFICAM HORA-AULA OPCIONAL NÃO FREQUENTADA COMO HORA AULA FREQUENTADA.  A própria SBD adverte sobre:

HTTP://WWW.SBD.ORG.BR/NOTICIAS/INSTITUICOES-DE-ENSINO-SAO-INVESTIGADAS-POR-DIPLOMAS-IRREGULARES-EM-DERMATOLOGIA/ 

HTTP://WWW.SBD.ORG.BR/NOTICIAS/VICE-PRESIDENTE-DO-CRM-E-ALVO-DE-INVESTIGACAO/ 

Observação: Veja a regra da SBD para obtenção do TED-Título de Especialista em Dermatologia, item 2.6 da página: http://www.sbd.org.br/mm/cms/2019/11/12/ted2020edital.pdf

CURSO CERTIFICADO PELA UNINGÁ – RECONHECIDO PELO MEC – CLIQUE E CONFIRA

Documentos para inscrição:

– Ficha de inscrição

– Fotocópia de:

  • Carteira de identidade e CPF
  • Comprovante de endereço
  • Diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso
  • Histórico escolar de graduação (poder ser entregue no andamento do curso)

CERTIFICADOS:

O aluno receberá ao final do curso, um Certificado de Pós-Graduado em Dermatologia Clínica. Para obter o Título de Especialista em Dermatologia, terá que se submeter a Prova de Título da Sociedade, que exige comprovação de treinamento/capacitação na especialidade de Dermatologia, por meio de atividades profissionais, realizadas em um período de tempo de 6 anos.

Nosso curso de pós-graduação em Dermatologia Clínica tem como objetivo preparar o médico, através de treinamento teórico-prático para o exercício profissional, pois estamos cientes do grande contingente da população com doenças cutâneas e da escassez de médicos nessa área.

Temos como objetivo oferecer à sociedade, profissionais habilitados e capazes. Ao final do curso o aluno estará atuando na Dermatologia Clínica, pois aprende a utilizar e interpretar os métodos diagnósticos mais frequentemente empregados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    1. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DERMATOLOGIA. ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PELE. SISTEMA PILOSEBÁCEO. EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA DERMATOLÓGICA – Patologias prevalentes no ambulatório diário. Estudo dos aspectos gerais dos microrganismos importantes sob o ponto de vista médico enfatizando o contexto biológico daqueles relacionados à Dermatologia. Embriologia, fisiologia e estruturas da epiderme, derme e subcutâneo. Epiderme: estrutura, composição, aspectos bioquímicos e processo de estratificação. Derme: estrutura, propriedades e bioquímica. Anexos. Glândulas sebáceas/sudoríparas, unhas e cabelos. Melanina e coloração da pele.  Percepção sensorial cutânea. Tipos de pele e avaliação das propriedades biomecânicas da pele. Lesões Elementares. Dermatoscopia.
    2. ACNE E TRICOLOGIA – Afecções dos pelos, glândulas sudoríparas, écrinas e apócrinas. Acne e afins. Foliculoses e foliculites. Fundamentos da fisiologia e alterações bioquímicas e físico-químicas capilar. Alopecias. Eflúvios. Implantes capilares. Bioquímica capilar.
    3. DOENÇAS ERITEMATO-DESCAMATIVAS – Seborréia. Psoríase. Parapsoríase. Pitiríase rósea de Gilbert. Dermatite seborréica.
    4. INTRODUÇÃO À CIRURGIA DERMATOLÓGICA E OUTRAS TERAPIAS – O que o Dermatologista opera. Interface com a Cirurgia Plástica. Procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos. Correção de cicatrizes inestéticas. Eletrocirurgia. Crioterapia. CAF. Punch. Retirada de nevos. Fios e tipos de sutura. Anestesia local. Tratamento pelas radiações. PUVA. Radiações ionizantes. Terapia fotodinâmica.
    5. ECZEMAS/DERMATITES, AFECÇÕES PRURIGINOSAS E OUTRAS – Noções Básicas de Imunologia Cutânea. Braço celular e braço humoral. Doenças e mecanismos imunológicos. Imunodeficiência. Diagnóstico Imunológico. Terapêutica. Corticoterapia. Doença Homóloga. Dermatite atópica, de contato e eczemas. Prurido. Prurigo, urticária e afins. Mastocitose, líquen e suas classificações. Psicodermatologia.
    6. DISCROMIAS. PEELINGS FÍSICOS E QUÍMICOS – Estudo das principais discromias, processos de hiper e hipopigmentações. Melanina e coloração da pele. Melasma: como tratar? Classificação da pele e avaliação clínica. Peelings físicos e químicos superficiais e médios.
    7. FARMACOLOGIA DERMATOLÓGICA E COSMETOLOGIA – Esboço e tendência em formulações anti-solares. Conceitos técnicos de formulações e elaboração de fórmulas dermatológicas e cosmiátricas. Aspectos teóricos da ação de dermocosméticos e sua relação na aplicação em dermatologia. Relação da prescrição de dermocosméticos e avaliação da pele. O cuidado na elaboração do dermocosmético na prescrição médica. Formulações para diferentes tipos de pele, na hidratação e recuperação da pele, após procedimentos e manutenção. Química dos produtos cosméticos. Cosmecêuticos. Definições.
    8. DERMATOSES DA GRAVIDEZ E DA PELE NEGRA – Dermatoses na gravidez. Dermatoses na pele negra.
    9. LASER E LUZ INTENSA PULSADA – Procedimentos com tecnologia de Luz (Laser CO2 e IPL, suas aplicações).
    10. COLAGENOSES E PARANEOPLASIAS – Colagenoses e paraneoplasias. Dermatoses auto–imunes: Lúpus Eritematoso. Esclerodermia. Dermatomiosite.
    11. TOXINA BOTULÍNICA. ENVELHECIMENTO CUTÂNEO. RUGAS ESTÁTICAS E DINÂMICAS. COMO TRATAR? – Envelhecimento saudável, prevenção e tratamentos. Fotodermatose. Flacidez de pele e muscular.  Toxina botulínica: conceitos, tipos de toxina, diluição e preparo. Farmacologia e apresentações comerciais.
    12. DOENÇAS VESICO-BOLHOSAS – Doenças bolhosas. Dermatoses vesiculosas. Doenças pustulosas. Doenças papulosas.
    13. PREENCHIMENTO E PREENCHEDORES – Preenchimento: conceito, tipos de preenchedores, modo e nível de aplicação. Ácido hialurônico, Hidroxiapatita de cálcio (Radiesse), Ácido poli-L-lático (Sculptra) e Policaprolactona (Ellansé). Riscos e indicações. Concentrações e marcas existentes no mercado. Uso de agulha ou cânula?
    14. DERMATOPATOLOGIA – Dermatoses específicas com bases morfológicas e alterações no histopatológico. Farmacodermia. Doenças nodulares, Síndromes inflamatórias de etiologia desconhecida: Síndrome de Behcet e Síndrome de Reiter.
    15. INFECÇÕES VIRAIS E BACTERIANAS DA PELE E MUCOSAS – Dermatoviroses.  Infecções bacterianas (impetigo, ectima, síndrome estafilocócica da pele escaldada e síndrome do choque tóxico estafilocócico).
    16. LEISHMANIOSE – Leishmaniose. Afecções das mucosas. Úlceras.
    17. VASCULOPATIAS – Púrpura. Vasculite. Lesões ulceradas de perna de origem vascular. Tu vascular.
    18. DERMATOLOGIA PEDIÁTRICA – Genodermatoses. Doenças Escleróticas e Atróficas.
    19. MICOLOGIA SUPERFICIAL E PROFUNDA – Diagnóstico das dermatoses específicas causadas por seres vivos. Meios de cultura. Exame a fresco. Histo e anatomopatológico. Noções de prescrição de antibióticos e antifúngicos. Micoses superficiais e micoses profundas. Distúrbios do aparelho ungueal.
    20. DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E DERMATOZOONOSES – Doenças Sexualmente Transmissíveis. Sífilis. SIDA. Uretrites e vulvovaginites. Donovanose. Riquetisioses. Treponematoses. Dermatozoonoses (escabiose, pediculose, miíase, larva migrans etc).
    21. DOENÇAS ENDÓCRINAS, METABÓLICAS, NUTRICIONAIS E GENÉTICAS – Endocrinologia. Abordagem clínica e laboratorial. Granulomas inespecíficos. Porfiria cutânea. Pelagra. Metabolismo dos glicídios, lipídios e proteínas. Vitaminas. Nutrição: a base para o desempenho humano. Dermatoses metabólicas. Desvitaminodermias. Amiloidose. Mucinoses. Calcinose, gota e histiocitose. Paniculites. Complicações.
    22. HANSENÍASE, TUBERCULOSE CUTÂNEA E OUTRAS MICOBACTÉRIAS – Dermatoses específicas causadas por seres vivos. Micobactérias (hanseníase, tuberculose e micobacteriose). Doença auto–agressiva hansênica.
    23. TUMORES BENIGNOS E HIPERPLASIAS BENIGNAS – Dermatoscopia. Dermatoses pré-cancerosas. Neoplasias epiteliais. Neoplasias benignas. Neoplasias melanocíticas. Cistos. Neoplasias vasculares benignas, mesenquimatosas e neurais. Nevus displásicos.
    24. TUMORES MALIGNOS E OUTRAS NEOPLASIAS – Neoplasias malignas. Melanomas. Metástases. Linfomas. Dermatoses paraneoplásicas. CEC. CBC.  Micose fungóide. Leucemias. Linfomas e pseudolinfomas.
    25. GESTÃO DE CLÍNICAS (EAD) – Como montar um consultório. Abertura de empresa. Classificação dos estabelecimentos de saúde. Manual da CCIH. ANVISA e VISA.
    26. MARKETING E PUBLICIDADE MÉDICA (EAD) – Como fazer publicidade e marketing pessoal e da clínica. O CODAME-Comissão de Assuntos Médicos. Conceitos e fundamentos do marketing e da comunicação e suas particularidades na aplicação em empresas de prestação de serviços.
    27. BIOÉTICA E BIOSSEGURANÇA (EAD) – Estudo do Código de Ética Médica e seus limites. Ações destinadas a prevenir, controlar, diminuir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, em virtude da adoção de novas tecnologias e fatores de risco. Biossegurança em Saúde.
    28. METODOLOGIA CIENTÍFICA (EAD) – Conhecer os princípios da metodologia científica, possibilitando-lhe a leitura crítica de artigos técnico-científicos e a participação na produção de conhecimentos. A Metodologia da Pesquisa.
    29. MESOTERAPIA/INTRADERMOTERAPIA. MMP-MICROINFUSÃO DE MEDICAMENTOS NA PELE (EAD) – Principais fármacos. Noções da farmacologia do sistema nervoso central. Abordagem e Tratamento clínico de Celulite e Gordura localizada. Intradermoterapia: das mesclas tradicionais às novas tendências. MMP-microinfusão de medicamentos na pele.
    30. PRÁTICA CLÍNICA – Prática de todos os procedimentos. Atendimento em dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Dermatoscopia. Conceitos de saúde/doença. Prática de medidas terapêuticas que minimizem os riscos, dentro ou fora de uma clínica médica. Assepsia, desinfecção e esterilização. Fundamentos e situações de urgências e emergências do cotidiano.

* DISCIPLINAS SUJEITAS A ALTERAÇÕES

Informações adicionais:

-É reservado ao IPEMCE o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de inscritos.

-A indicação dos professores é de responsabilidade da coordenação que poderá substituí-los a qualquer tempo e a critério exclusivo da mesma.

O curso será ministrado em um final de semana por mês, às sextas, sábados, domingos e segundas (de 08 às 18 horas), distribuído em 25 módulos.

Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Aproveitamento de no mínimo 70%, média igual ou superior a 7 (sete).
  • Frequência mínima de 75% da carga horária de cada disciplina.

As aulas serão abordadas através de:

– Aulas expositivas;

– Aulas interativas;

– Grupos de discussão de casos.

Aulas Práticas

  • Temos a maior carga horária de conteúdo prático do Brasil, com um ambulatório completo e equipado.
  • Todos os materiais utilizados pelos alunos estão inclusos na mensalidade.
  • Pacientes reais.
  • Professores supervisores ensinando na prática o conteúdo ministrado em aula.
Abrir Whatsapp
Fale conosco
Fale com o IPEMCE pelo Whatsapp clicando abaixo.