Curso de Tricologia e Transplante Capilar em Curitiba

CURSO DE TRICOLOGIA E TRANSPLANTE CAPILAR EM CURITIBA

DOCENTES: Dr. Romualdo Gama e Dr. Cristiano Rangel.

DATA: Dias 27, 28, 29 e 30 de outubro, duração de 4 dias.

  • INVESTIMENTO: Matrícula R$ 1.990,00. Em caso de desistência do aluno, não haverá devolução da matrícula.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: preenchimento da ficha de inscrição e diploma de graduação de médico.

NOTA: Fica resguardado ao IPEMCE o direito de iniciar os cursos somente quando preenchido o número mínimo de vagas. TURMA MÁXIMA DE 6 ALUNOS.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA:

  • MONTAGEM DE UM CENTRO MÉDICO DE TRATAMENTO CAPILAR, AVALIAÇÃO E EXAMES: Materiais necessários para a clínica. Anatomia do segmento cefálico. Anatomia e fisiologia dos Ciclos Biológicos do Pelo e do Sistema pilossebáceo. Avaliação do paciente e exame do couro cabeludo (inspeção e propedêutica). Avaliação do paciente com tricose. Análise laboratorial e critérios de biópsia. Tricoscopia e outros métodos diagnósticos.
  • DOENÇAS TRICOLÓGICAS: Doenças do cabelo e couro cabeludo. Hipertricoses e foliculites. Genodermatoses que envolvem cabelos. Protocolos de terapia capilar para o paciente oncológico.
  • TRATAMENTO CLÍNICO DAS ALOPECIAS: Protocolo de tratamento clínico das alopecias cicatriciais e não cicatriciais no pré e pós-operatório. Seguimento a longo prazo. Doença Psicossomática.
  • FATORES ENDÓCRINOS CAPILARES: Envelhecimento e queda capilar. Endocrinologia: alterações hormonais que influenciam na queda dos cabelos e envelhecimento capilar.
  • SEMIOLOGIA TRICOLÓGICA: Tecnologia e tratamentos em Alopecia. Arsenal terapêutico para Tricologia. Medicamentos mais usados.
  • TRATAMENTOS ADJUVANTES CAPILARES: PRP-Plasma Rico em Plaquetas e Fatores de Crescimento autólogo. Dermaroller.Principais fármacos na mesoterapia/intradermoterapia. MMP-Microinfusão de Medicamentos na Pele.
  • RECURSOS TERAPÊUTICOS APLICADOS A TRICOLOGIA ARSENAL: LLLT-Terapia de laser de baixo nível, Fotobiomodulação, Ozonioterapia e outros.
  • ANALGESIA E ANESTESIA EM TRICOLOGIA E TRANSPLANTE CAPILAR: Analgesia com óxido nitroso na terapia e transplante capilar. Anestesia da área doadora e anestesia da área receptora. Principais anestésicos usados.
  • TRANSPLANTE CAPILAR: Marcação e aspectos técnicos da Hairline. Como avaliar o couro cabeludo em sua área doadora e receptora. Marcação e aspectos técnicos da Hairline. Como calcular o número de unidades foliculares a serem implantados na área calva. Técnica segura na extração das unidades foliculares. Materiais essenciais para o transplante capilar FUE e FUT. Passo a passo do transplante capilar (extração folicular com micromotor, extração folicular com pinças, sistema de contagem eficiente, melhor separação das unidades foliculares e diversas maneiras de conservação e armazenamento). Aspectos técnicos para o transplante capilar em barba e sobrancelhas. Preparação do paciente para o transplante. Preparação para a sala de cirurgia, check-list. Escolha do punch e rotor adequado. Incisões das áreas receptoras. Conhecendo técnicas alternativas de obtenção de unidades foliculares (BHT-Body Hair Transplante). Técnica de implantação folicular: stickandplace, pinças de implantação e DHI-Implanter. Pós-operatório imediato e tardio (detalhes de importância no curativo da área doadora e receptora e curativo no pós-operatório). Acompanhamento semestral, anual e bianual do transplante capilar (as medidas essenciais na longevidade do resultado).
  • COMPLICAÇÕES NO TRANSPLANTE CAPILAR: Hematomas, cicatrizes, crescimento insuficiente ou queda dos fios transplantados, como tratar? Fundamentos e situações de urgências e emergências. Estudo de medidas terapêuticas que minimizem os riscos para o acidente, dentro ou fora do consultório.
Abrir Whatsapp
Fale conosco
Fale com o IPEMCE pelo Whatsapp clicando abaixo.