Pós-Graduação de Cirurgia Dermatológica em Curitiba

PÓS-GRADUAÇÃO DE CIRURGIA DERMATOLÓGICA EM CURITIBA: um final de semana por mês (sábado, domingo e segunda-feira), com 370 horas.

ATENÇÃO PARA NOSSO NOVO ENDEREÇO, NA RUA BENTO VIANA, Nº 373, BAIRRO ÁGUA VERDE.

coordenador do Polo é o Dr. Romualdo Gama – CRM-PR 25.231. Atual Presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná. Médico cirurgião plástico (RQE 19.434), ginecologista (RQE 19.642), advogado (OAB-PR 56.418) e pós-graduado em Dermatologia.

Início da turma:  Dia 23 de março de 2024

Turmas reduzidas: 20 vagas

Duração do curso: 13 meses

Carga horária: 370 horas/aula

Público alvo: Médicos

  • Matrícula: R$ 1.290,00. Em caso de desistência do aluno, não haverá devolução da matrícula.
  • ATENÇÃO: DESCONTO ESPECIAL DE 50% NA MATRÍCULA ATÉ 20 DE DEZEMBRO.

Para informações sobre as mensalidades, entre em contato com a nossa CENTRAL DE MATRÍCULAS – WhatsApp: (41) 99163-1000.

ATENÇÃO! Cuidado com fraudes em outras instituições. A própria SBD adverte sobre:

HTTP://WWW.SBD.ORG.BR/NOTICIAS/INSTITUICOES-DE-ENSINO-SAO-INVESTIGADAS-POR-DIPLOMAS-IRREGULARES-EM-DERMATOLOGIA/ 

HTTP://WWW.SBD.ORG.BR/NOTICIAS/VICE-PRESIDENTE-DO-CRM-E-ALVO-DE-INVESTIGACAO/ 

Observação: Veja a regra da SBD para obtenção do TED-Título de Especialista em Dermatologia, item 2.5 da página: https://www.sbd.org.br/wp-content/uploads/2023/04/TED2023edital.pdf

NOSSOS CURSOS SÃO CERTIFICADOS PELA FAPI – RECONHECIDO PELO MEC (https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MTUzNQ==)

Documentos para inscrição:

– Ficha de inscrição

– Fotocópia de:

  • Carteira de identidade e CPF
  • Comprovante de endereço
  • Diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso
  • Histórico escolar de graduação (poder ser entregue no andamento do curso)

CERTIFICADOS:

O aluno receberá, ao final do curso, um certificado de pós-graduado em Cirurgia Dermatológica. Para obter o Título de Especialista em Dermatologia, terá que se submeter à Prova de Título da Sociedade, que exige comprovação de treinamento/capacitação na especialidade de Dermatologia, por meio de atividades profissionais realizadas em um período de tempo de 6 anos.

Nosso curso de pós-graduação em Cirurgia Dermatológica tem como objetivo preparar o médico através de treinamento teórico-prático para o exercício profissional, pois estamos cientes do grande contingente da população com doenças cutâneas e da escassez de médicos nessa área, além de darmos ênfase à Cosmiatria e à Cirurgia Dermatológica.

Temos como objetivo oferecer profissionais habilitados e capazes à sociedade. Ao final do curso, o aluno estará atuando na Cirurgia Dermatológica, porque aprenderá a utilizar e interpretar os métodos mais frequentemente empregados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

– ASPECTOS ESSENCIAIS NA PRÁTICA DA CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA. HISTÓRIA DA DERMATOLOGIA ESTÉTICA, PRP-PLASMA RICO EM PLAQUETAS, CÉLULAS-TRONCO E DERMAROLLER – Abordagem clínica, psicológica e exames complementares. Técnica e aplicações do PRP-Plasma Rico em Plaquetas em estética, úlceras e feridas. Cuidados pré e pós-tratamentos. Dermaroller nos inesteticismos da pele – DIREITO MÉDICO, LEGISLAÇÃO GERAL E ESPECÍFICA– Responsabilidade Civil: caracterização, pressupostos, modalidades e excludentes. Legislação geral e específica. Negligência, imperícia e imprudência. Processo ético-profissional no Conselho de Medicina. Dano material, moral e estético.

– TOXINA BOTULÍNICA. PONTOS BÁSICOS E AVANÇADOS. HIPERIDROSE. DIAGNÓSTICO DOS TIPOS DE RUGAS E TRATAMENTOS. FLACIDEZ MUSCULAR E CUTÂNEA– Farmacologia e apresentações comerciais. Diluição e preparo. Revisão dos pontos básicos e pontos avançados. Toxina botulínica no rosto, pescoço e colo. Mesobotox. Como tratar as complicações da toxina? Quando associar ao preenchimento e bioestimuladores?

 FIOS DE PDO (LISOS, ESPIRALADOS E ESPICULADOS): INDICAÇÕES, TÉCNICAS, RISCOS E COMO EVITAR COMPLICAÇÕES: Possibilitar o aprendizado na área da cirurgia estética, associada aos conhecimentos de anestesia, analgesia e cirurgia dermatológica, para o correto atendimento aos pacientes. Fios de dermossustentação. Os fios de PDO para correção da flacidez corporal e facial. Anatomia da face. Musculatura, enervação e vascularização. SMAS. Métodos para diminuição da flacidez e rugas. Fios para correção da flacidez corporal e facial.

– PEELINGS FÍSICOS, QUÍMICOS E COMBINADOS. PEELING DE FENOL ATENUADO. CLASSIFICAÇÃO DA PELE E AVALIAÇÃO CLÍNICA– Envelhecimento cutâneo e seus cuidados. Estudo das principais discromias, processos de hiper e hipopigmentações. Melanina e coloração da pele. Melasma: como tratar? Peelings físicos: Dermoabrasão e Microdermoabrasão. Peelings químicos faciais e corporais. Identificar as afecções estéticas na lâmpada de Wood.

– CIRURGIA INTERMEDIÁRIA – Revisão anatômica e anestesia. Anatomopatologia. As Técnicas de biópsia. Retirada de tumores e cânceres de pele (Epiteliomas baso/espinocelular e Melanoma). Retalhos cutâneos. Auto enxertia. Cirurgia das Unhas.

– ANESTESIA LOCAL. ANALGESIA POR ÓXIDO NITROSO. ENVELHECIMENTO CUTÂNEO. PREENCHIMENTO / PREENCHEDORES – A Interface da Dermatologia com a cirurgia plástica. Noções sobre diferentes tipos de anestesia. Anestesia regional. Anestesia local-tumescente. Prevenção de acidentes anestésicos. Preenchimento de olheiras. Como tratar o envelhecimento da região perioral e periorbital (toxina botulínica, peeling, implante, laser ou radiofrequência). Preenchimento com ácido hialurônico, ácido poli-L-láctico (Sculptra), policaprolactona (Ellansé), hidroxiapatita de cálcio (Radiesse) e PMMA-Polimetilmetacrilato. Retrações cutâneas faciais e corporais: estrias e cicatrizes de acne, como manejar? Tratamento das mãos (preenchimento, pasta de ATA ou fenol atenuado).

– CIRURGIA COSMÉTICA – Transplante de cabelos, blefaroplastia e lipoaspiração tumescente. Bichectomia.

 – CIRURGIA AVANÇADA – Cirurgia micrográfica de MOHS. Dermatoenxertia. Patologia cicatricial. Subincisão. Lipoenxertia. Cirurgia do Lóbulo Auricular. Cirurgia dos Lábios. Cirurgia do Xantelasma. Cirurgia de Supercílios.

– FLEBOESTÉTICA – Anatomia e fisiologia do sistema veno linfático. Microcirculação. Alterações em flebologia. Úlcera de perna. Aspectos terapêuticos. Escleroterapia. Eletrocauterização, eletrofulguração e termo-coagulação.

– ELETROMEDICINA: LASER E LUZ INTENSA PULSADA, ULTRASSOM, RÁDIO-FREQUÊNCIA E CRIOLIPÓLISE – Diferentes tipos de aparelhos (IPL, Laser, CO2 e suas aplicações, entre outros). Epilação. Rádio-frequência. Eletrotermofototerapia enfocando os diferentes efeitos da corrente elétrica nos tecidos do organismo. Terapia fotodinâmica. Complicações. Novas tecnologias.

 – FIOS DE TRAÇÃO E DERMOSSUSTENTAÇÃO (FIO RUSSO, TÉCNICA DE SERDEV E SILHOUETTE/FILBLOC/MINTLIFT). MITOS E VERDADES: Os vários tipos de fios para correção da flacidez corporal e facial. Avaliação do SMAS. Técnica de Serdev. Fios de tração e dermossustentação: Fio Russo, Silhouette Lift, MintLift e Filbloc.

 – COMPLICAÇÕES EM PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS E ESTÉTICOS (COMO AGIR?) – Fundamentos e situações de urgências e emergências do cotidiano. Atendimentos das emergências. Retração da pele e infecções. Como tratar?

 FARMACOLOGIA DERMATOLÓGICA, COSMETOLOGIA E COSMECÊUTICA – Princípios da ação de fármacos. Noções de farmacologia dermatológica.  Produtos, ingredientes e substâncias naturais frequentemente utilizados em estética. Conceitos técnicos de formulações e elaboração de fórmulas dermatológicas e cosmiátricas.

INTRODUÇÃO À CIRURGIA DERMATOLÓGICA E CIRURGIA BÁSICA(EAD) – Conceitos de anestesia loco-regional, técnicas cirúrgicas, organização de material cirúrgico. Cuidados pré e pós-tratamentos. Assepsia, desinfecção e esterilização. Contaminação: prevenção e tratamento. Porte cirúrgico: pequeno, médio, grande. Instrumental básico para procedimentos. Fios de sutura absorvíveis e não absorvíveis. Eletrocirurgia. Crioterapia. CAF. Punch. Tratamento de Cicatrizes e Quelóides. Manejo dos cistos e lipomas.

ANATOMIA FACIAL E CORPORAL(EAD) – Anatomia da Face e Corpo. Musculatura, enervação e vascularização. SMAS. Locais de anestesia regional.

MESOTERAPIA/INTRADERMOTERAPIA. MMP-MICROINFUSÃO DE MEDICAMENTOS NA PELE(EAD) – Principais fármacos. Noções da farmacologia do sistema nervoso central. Abordagem e Tratamento clínico de Celulite e Gordura localizada. Intradermoterapia: das mesclas tradicionais às novas tendências. MMP-microinfusão de medicamentos na pele.

GESTÃO DE CLÍNICAS(EAD) – Como montar um consultório. Abertura de empresa. Classificação dos estabelecimentos de saúde. Manual da CCIH. ANVISA e VISA.

MARKETING E PUBLICIDADE MÉDICA(EAD) – Como fazer publicidade e marketing pessoal e da clínica. O CODAME-Comissão de Assuntos Médicos. Conceitos e fundamentos do marketing e da comunicação e suas particularidades na aplicação em empresas de prestação de serviços.

BIOÉTICA E BIOSSEGURANÇA(EAD) – Estudo do Código de Ética Médica e seus limites. Ações destinadas a prevenir, controlar, diminuir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, em virtude da adoção de novas tecnologias e fatores de risco. Biossegurança em Saúde.

METODOLOGIA CIENTÍFICA(EAD) – Conhecer os princípios da metodologia científica, possibilitando-lhe a leitura crítica de artigos técnico-científicos e a participação na produção de conhecimentos. A Metodologia da Pesquisa.

PRÁTICA CLÍNICA – Prática de todos os procedimentos. Atendimento em dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Dermatoscopia. Conceitos de saúde/doença. Prática de medidas terapêuticas que minimizem os riscos, dentro ou fora de uma clínica médica. Assepsia, desinfecção e esterilização. Fundamentos e situações de urgências e emergências do cotidiano.

* DISCIPLINAS SUJEITAS A ALTERAÇÕES

Informações adicionais:

  • É reservado ao IPEMCE o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de inscritos.
  • A indicação dos professores é de responsabilidade da coordenação que poderá substituí-los a qualquer tempo e a critério exclusivo da mesma.
  • O curso será ministrado em um final de semana por mês, às sextas, sábados, domingos e segundas (de 08 às 18 horas).

Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Aproveitamento de no mínimo 70%, ou seja, média igual ou superior a 7 (sete).
  • Frequência mínima de 75% da carga horária de cada disciplina.

As aulas serão abordadas através de:

– Aulas expositivas;

– Aulas interativas;

– Grupos de discussão de casos.

Aulas Práticas

  • Temos a maior carga horária de conteúdo prático do Brasil, com um ambulatório completo e equipado.
  • Todos os materiais utilizados pelos alunos estão inclusos na mensalidade.
  • Pacientes reais.
  • Professores supervisores ensinando na prática o conteúdo ministrado em aula.
Abrir Whatsapp
Fale conosco
Fale com o IPEMCE pelo Whatsapp clicando abaixo.