PÓS-GRADUAÇÃO DE DERMATOLOGIA CLÍNICA EM CURITIBA: um final de semana por mês (sexta-feira, sábado e domingo), com 720 horas.

O IPEMCE – Instituto Paranaense de Ensino em Medicina Capacitação e Especialização, é uma Unidade Avançada de Pós-Graduação do Centro Universitário Ingá – Uningá. O coordenador do Polo é o Dr. Romualdo Gama – CRM-PR 25.231, médico cirurgião plástico (RQE 19.434). Atual Presidente da UIME-União Internacional de Medicina Estética, no Brasil.

Início da turma:  Dia 14 de março de 2020

Turmas reduzidas – Vagas limitadas

Duração do curso: 24 meses

Carga horária: 720 horas/aula

Público alvo: Médicos

  • Matrícula: R$ 1.290,00.

Para informações sobre as mensalidades entre em contato com nossa CENTRAL DE MATRÍCULAS – WhatsApp: (41) 99163-1000. Em caso de desistência do aluno, não haverá devolução da matrícula.

ATENÇÃO! CUIDADO COM FRAUDES EM OUTRAS INSTITUIÇÕES: CURSOS QUE CERTIFICAM HORA-AULA OPCIONAL NÃO FREQUENTADA COMO HORA AULA FREQUENTADA.  A própria SBD adverte sobre:

HTTP://WWW.SBD.ORG.BR/NOTICIAS/INSTITUICOES-DE-ENSINO-SAO-INVESTIGADAS-POR-DIPLOMAS-IRREGULARES-EM-DERMATOLOGIA/ 

HTTP://WWW.SBD.ORG.BR/NOTICIAS/VICE-PRESIDENTE-DO-CRM-E-ALVO-DE-INVESTIGACAO/ 

Observação: Veja a regra da SBD para obtenção do TED-Título de Especialista em Dermatologia, item 2.6 da página: http://www.sbd.org.br/mm/cms/2019/11/12/ted2020edital.pdf

CURSO CERTIFICADO PELA UNINGÁ – RECONHECIDO PELO MEC – CLIQUE E CONFIRA

Documentos para inscrição:

– Ficha de inscrição

– Fotocópia de:

  • Carteira de identidade e CPF
  • Comprovante de endereço
  • Diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso
  • Histórico escolar de graduação (poder ser entregue no andamento do curso)

CERTIFICADOS:

O aluno receberá ao final do curso, um Certificado de Pós-Graduado em Dermatologia Clínica. Para obter o Título de Especialista em Dermatologia, terá que se submeter a Prova de Título da Sociedade, que exige comprovação de treinamento/capacitação na especialidade de Dermatologia, por meio de atividades profissionais, realizadas em um período de tempo de 6 anos.

Nosso curso de pós-graduação em Dermatologia Clínica tem como objetivo preparar o médico, através de treinamento teórico-prático para o exercício profissional, pois estamos cientes do grande contingente da população com doenças cutâneas e da escassez de médicos nessa área.

Temos como objetivo oferecer à sociedade, profissionais habilitados e capazes. Ao final do curso o aluno estará atuando na Dermatologia Clínica, pois aprende a utilizar e interpretar os métodos diagnósticos mais frequentemente empregados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1) Introdução ao estudo da Dermatologia. Anatomia e fisiologia da pele. Sistema pilosebáceo. Embriologia e histologia dermatológica.

Patologias prevalentes no ambulatório diário. Estudo dos aspectos gerais dos microrganismos importantes sob o ponto de vista médico enfatizando o contexto biológico daqueles relacionados à Dermatologia. Embriologia, fisiologia e estruturas da epiderme, derme e subcutâneo. Epiderme: estrutura, composição, aspectos bioquímicos e processo de estratificação. Derme: estrutura, propriedades e bioquímica. Anexos. Glândulas sebáceas/sudoríparas, unhas e cabelos. Melanina e coloração da pele.  Percepção sensorial cutânea. Tipos de pele e avaliação das propriedades biomecânicas da pele. Lesões Elementares. Dermatoscopia.

 

2) Acne e tricologia.

Afecções dos pelos, glândulas sudoríparas, écrinas e apócrinas. Acne e afins. Foliculoses e foliculites. Fundamentos da fisiologia e alterações bioquímicas e físico-químicas capilar. Alopecias. Eflúvios. Implantes capilares. Bioquímica capilar.

 

3) Doenças eritemato-descamativas.

Seborréia. Psoríase. Parapsoríase. Pitiríase rósea de Gilbert. Dermatite seborréica.

 

4) Introdução à Cirurgia Dermatológica e outras terapias.

O que o Dermatologista opera. Interface com a Cirurgia Plástica. Procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos. Correção de cicatrizes inestéticas. Eletrocirurgia. Crioterapia. CAF. Punch. Retirada de nevos. Fios e tipos de sutura. Anestesia local. Tratamento pelas radiações. PUVA. Radiações ionizantes. Terapia fotodinâmica.

 

5) Eczemas/dermatites, afecções pruriginosas e outras.

Noções Básicas de Imunologia Cutânea. Braço celular e braço humoral. Doenças e mecanismos imunológicos. Imunodeficiência. Diagnóstico Imunológico. Terapêutica. Corticoterapia. Doença Homóloga. Dermatite atópica, de contato e eczemas. Prurido. Prurigo, urticária e afins. Mastocitose, líquen e suas classificações. Psicodermatologia.

 

6) Discromias. Peelings físicos e químicos.

Estudo das principais discromias, processos de hiper e hipopigmentações. Melanina e coloração da pele. Melasma: como tratar? Classificação da pele e avaliação clínica. Peelings físicos e químicos superficiais e médios.

 

7) Farmacologia dermatológica e Cosmetologia.

Esboço e tendência em formulações anti-solares. Conceitos técnicos de formulações e elaboração de fórmulas dermatológicas e cosmiátricas. Aspectos teóricos da ação de dermocosméticos e sua relação na aplicação em dermatologia. Relação da prescrição de dermocosméticos e avaliação da pele. O cuidado na elaboração do dermocosmético na prescrição médica. Formulações para diferentes tipos de pele, na hidratação e recuperação da pele, após procedimentos e manutenção. Química dos produtos cosméticos. Cosmecêuticos. Definições.

 

8) Dermatoses da gravidez e da pele negra.

Dermatoses na gravidez. Dermatoses na pele negra.

 

9) Laser e Luz Intensa Pulsada.

Procedimentos com tecnologia de Luz (Laser CO2 e IPL, suas aplicações).

 

10) Colagenoses e paraneoplasias.

Colagenoses e paraneoplasias. Dermatoses auto–imunes: Lúpus Eritematoso. Esclerodermia. Dermatomiosite.

 

11) Toxina Botulínica. Envelhecimento cutâneo. Rugas estáticas e dinâmicas. Como tratar?

Envelhecimento saudável, prevenção e tratamentos. Fotodermatose. Procedimentos médicos para o tratamento de sulcos e rugas. Flacidez de pele e muscular.  Toxina botulínica: conceitos, tipos de toxina, diluição e preparo. Farmacologia e apresentações comerciais.

 

12) Doenças vesico-bolhosas.

Doenças bolhosas. Dermatoses vesiculosas. Doenças pustulosas. Doenças papulosas.

 

13) Preenchimento e preenchedores.

Preenchimento: conceito, tipos de preenchedores, modo e nível de aplicação. Ácido hialurônico, Hidroxiapatita de cálcio (Radiesse), Ácido poli-L-lático (Sculptra) e Policaprolactona (Ellansé). Riscos e indicações. Concentrações e marcas existentes no mercado. Uso de agulha ou cânula?

 

14) Dermatopatologia.

Dermatoses específicas com bases morfológicas e alterações no histopatológico. Farmacodermia. Doenças nodulares, Síndromes inflamatórias de etiologia desconhecida: Síndrome de Behcet e Síndrome de Reiter.

 

15) Infecções virais e bacterianas da pele e mucosas.

Dermatoviroses. Infecções bacterianas (impetigo, ectima, síndrome estafilocócica da pele escaldada e síndrome do choque tóxico estafilocócico).

 

16) Leishmaniose.

Leishmaniose. Afecções das mucosas. Úlceras.

 

17) Vasculopatias.

Púrpura. Vasculite. Lesões ulceradas de perna de origem vascular. Tu vascular.

 

18) Dermatologia Pediátrica.

Genodermatoses. Doenças Escleróticas e Atróficas.

 

19) Micologia superficial e profunda.

Diagnóstico das dermatoses específicas causadas por seres vivos. Meios de cultura. Exame a fresco. Histo e anatomopatológico. Noções de prescrição de antibióticos e antifúngicos. Micoses superficiais e micoses profundas. Distúrbios do aparelho ungueal.

 

20) Doenças Sexualmente Transmissíveis e Dermatozoonoses. 

Doenças Sexualmente Transmissíveis. Sífilis. SIDA. Uretrites e vulvovaginites. Donovanose. Riquetisioses. Treponematoses. Dermatozoonoses (escabiose, pediculose, miíase, larva migrans etc).

 

21) Doenças endócrinas, metabólicas, nutricionais e genéticas.

Endocrinologia. Abordagem clínica e laboratorial. Granulomas inespecíficos. Porfiria cutânea. Pelagra. Metabolismo dos glicídios, lipídios e proteínas. Vitaminas. Nutrição: a base para o desempenho humano. Dermatoses metabólicas. Desvitaminodermias. Amiloidose. Mucinoses. Calcinose, gota e histiocitose. Paniculites. Complicações.

 

22) Hanseníase, tuberculose cutânea e outras micobactérias.

Dermatoses específicas causadas por seres vivos. Micobactérias (hanseníase, tuberculose e micobacteriose). Doença auto–agressiva hansênica.

 

23) Tumores benignos e hiperplasias benignas.

Dermatoscopia. Dermatoses pré-cancerosas. Neoplasias epiteliais. Neoplasias benignas. Neoplasias melanocíticas. Cistos. Neoplasias vasculares benignas, mesenquimatosas e neurais. Nevus displásicos.

 

24) Tumores malignos e outras neoplasias.

Neoplasias malignas. Melanomas. Metástases. Linfomas. Dermatoses paraneoplásicas. CEC. CBC.  Micose fungóide. Leucemias. Linfomas e pseudolinfomas.

 

25) Prática Clínica.

Prática de todos os procedimentos. Atendimento em dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Dermatoscopia. Conceitos de saúde/doença. Prática de medidas terapêuticas que minimizem os riscos, dentro ou fora de uma clínica médica. Assepsia, desinfecção e esterilização. Fundamentos e situações de urgências e emergências do cotidiano.

* DISCIPLINAS SUJEITAS A ALTERAÇÕES

Informações adicionais:

-É reservado ao IPEMCE o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de inscritos.

-A indicação dos professores é de responsabilidade da coordenação que poderá substituí-los a qualquer tempo e a critério exclusivo da mesma.

O curso será ministrado em um final de semana por mês, às sextas, sábados, domingos e segundas (de 08 às 18 horas), distribuído em 25 módulos.

Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Aproveitamento de no mínimo 70%, média igual ou superior a 7 (sete).
  • Frequência mínima de 75% da carga horária de cada disciplina.

As aulas serão abordadas através de:

– Aulas expositivas;

– Aulas interativas;

– Grupos de discussão de casos.

Aulas Práticas

  • Temos a maior carga horária de conteúdo prático do Brasil, com um ambulatório completo e equipado.
  • Todos os materiais utilizados pelos alunos estão inclusos na mensalidade.
  • Pacientes reais.
  • Professores supervisores ensinando na prática o conteúdo ministrado em aula.
Open chat
1
Olá! Como podemos ajudar?
Powered by