PÓS-GRADUAÇÃO: um final de semana por mês (sexta-feira, sábado e domingo)

TURMAS REDUZIDAS SOMENTE 25 VAGAS

CURSO CERTIFICADO PELA UNINGÁ – IPEMCE POLO AVANÇADO

Coordenadores: Profª Rosana Maria Monteiro e Profº Ricardo Kitamura

Início das turmas: CURITIBA: Dia 30 de março de 2019

Duração do curso: 24 meses

Carga horária: 870 horas/aula

Número de vagas (limitadas): 25 (vinte e cinco)

Público alvo: Médicos

Investimento: 24 parcelas mensais de R$ 3.600,00

Documentos para inscrição:

– Ficha de inscrição

– Fotocópia de:

  • Carteira de identidade e CPF
  • Comprovante de endereço
  • Carteira do CRM
  • Diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso
  • Histórico escolar de graduação (poder ser entregue no andamento do curso)

Informações adicionais:

-É reservado ao IPEMCE o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de inscritos.

-A indicação dos professores é de responsabilidade da coordenação que poderá substituí-los a qualquer tempo e a critério exclusivo da mesma.

-Para obter o Título de Especialista em Dermatologia, veja item 2.6 na página: http://www.sbd.org.br/wp-content/uploads/2016/12/MinutaEditalTED2017.pdf

1) Introdução ao Estudo da Dermatologia. Anatomia, Fisiologia, Embriologia e Histologia Dermatológica. Legislação, Marketing e Gestão

Patologias prevalentes no ambulatório diário. Estudo dos aspectos gerais dos microrganismos importantes sob o ponto de vista médico enfatizando o contexto biológico daqueles relacionados à dermatologia. Lesões Elementares. Melanina e coloração da pele.  Percepção sensorial cutânea. Tipos de pele e avaliação das propriedades biomecânicas da pele. Gestão de clínicas. Conceitos e fundamentos do marketing médico. A Responsabilidade Civil do médico. Legislação geral e específica. Ética Médica. CODAME.

2) Anatomia, Fisiologia, Embriologia e Histologia Dermatológica

Embriologia, fisiologia e estruturas da epiderme, derme e subcutâneo. Epiderme: estrutura, composição, aspectos bioquímicos e processo de estratificação. Derme: estrutura, propriedades e bioquímica. Anexos. Glândulas sebáceas/sudoríparas, unhas e cabelos.

3) Dermatologia clínica

Dermatoscopia. Afecções dos pêlos, glândulas sudoríparas, écrinas e apócrinas. Acne e afins. Foliculoses e foliculites. Fundamentos da fisiologia e alterações bioquímicas e físico-químicas capilar. Alopécias. Efluvios. Implantes capilares. Bioquímica capilar. Púrpura. Vasculite. Lesões ulceradas de perna de origem vascular. Tu vascular. Estudo das principais discromias, processos de hiper e hipopigmentações. Classificação da pele e avaliação clinica. Melasma. Tratamento pelas radiações. PUVA. Radiações ionizantes. Terapia fotodinâmica. Psicodermatologia. Afecções das unhas e mucosas. Leishmaniose. Úlceras. Doenças eritemato-descamativas. Seborréia. Psoríase. Parapsoríase. Ptiríase rósea de Gilbert. Dermatite seborréica. Genodermatoses. Doenças Escleróticas e Atróficas. Dermatoses do período neonatal. Dermato-pediatria. Dermatoses na gravidez. Dermatoses na pele negra.

4) Imunologia Aplicada à Dermatologia

Noções Básicas de Imunologia Cutânea. Braço celular e braço humoral. Doenças e mecanismos imunológicos. Imunodeficiência. Diagnóstico Imunológico. Terapêutica. Corticoterapia. Doença Homóloga. Dermatite atópica, dermatite de contato, eczemas. Prurido. Prurigo, urticária e afins. Mastocitose, líquem e suas classificações.

5) Dermato-estética

Envelhecimento cutâneo e seus cuidados. Procedimentos em dermato-estética para o tratamento da face. Peelings químicos superficiais, médios e profundos. Peeling de tioglicólico. Peelings físicos: dermoabrasão e microdermoabrasão. Toxina botulínica: conceitos, tipos de toxina, diluição e preparo. Hiperidrose. Preenchimento: conceito, tipos de preenchedores, modo e nível de aplicação. Ácido hialurônico. PMMA e outros.

6) Farmacologia Dermatológica

Esboço e tendência em formulações anti-solares. Conceitos técnicos de formulações e elaboração de fórmulas dermatológicas e cosmiátricas. Aspectos teóricos da ação de dermocosméticos e sua relação na aplicação em dermatologia. Relação da prescrição de dermocosméticos e avaliação da pele. O cuidado na elaboração do dermocosmético na prescrição médica. Formulações para diferentes tipos de pele, na hidratação e recuperação da pele, após procedimentos e manutenção. Química dos produtos cosméticos. Cosmecêuticos. Definições.

7) Doenças Metabólicas Associadas a Hipovitaminose. Déficit Nutricional de Micronutrientes e Desequilíbrio Alimentar dos Macronutrientes

Endocrinologia. Abordagem clinica e laboratorial. Granulomas inespecíficos. Porfiria cutânea. Pelagra. Metabolismo dos glicídios, lipídios e proteínas. Vitaminas. Nutrição: a base para o desempenho humano. Dermatoses metabólicas. Desvitaminodermias. Amiloidose. Mucinoses. Calcinose, gota e histiocitose. Paniculites. Complicações.

8) Micologia, Meios de Cultura, Lâminas e Exame Direto

Diagnóstico das dermatoses específicas causadas por seres vivos. Meios de cultura. Exame a fresco. Histo e anatomopatológico. Noções de prescrição de antibióticos e antifúngicos. Micoses superficiais e Micoses profundas.

9) Micologia médica e hansenologia

Dermatoses específicas causadas por seres vivos. Micobactérias (hanseníase, tuberculose e micobacteriose). Doença auto–agressiva hansênica. Doenças Sexualmente Transmissíveis. Sífilis. SIDA. Uretrites e vulvovaginites. Donovanose.Riquetsioses. Treponematoses. Dermatozoonoses (escabiose, pediculose, miíase, larva migrans etc).

10) Eletromedicina, laser e fotodermatoses

Procedimentos com tecnologia de Luz (Laser e IPL, suas aplicações). Eletrotermofototerapia. Reações fisiológicas do organismo frente ao sistema tegumentar e de termoregulação.

11) Dermatopatologia

Dermatoses específicas com bases morfológicas e alterações no histopatológico. Farmacodermia e Fotodermatose. Doenças bolhosas. Dermatoses vesiculosas. Doenças pustulosas. Doenças papulosas. Dermatoviroses. Infecções bacterianas (impetigo, ectima, síndrome estafilocócica da pele escaldada, síndrome do choque tóxico estafilocócico). Doenças nodulares, Síndromes inflamatórias de etiologia desconhecida: Síndrome de Behcet e Síndrome de Reiter. Colagenoses e paraneoplasias. Dermatoses auto–imunes: Lúpus Eritematoso. Esclerodermia. Dermatomiosite.

12) Dermatologia oncológica

Dermatoses pré-cancerosas. Neoplasias epiteliais. Neoplasias benignas. Neoplasias melanocíticas. Cistos. Neoplasias vasculares benignas, mesenquimatosas e neurais. Nevus displásicos. Neoplasias malignas. Melanomas. Metástases. Linfomas. Dermatoses paraneoplásicas. CEC. CBC.  Micose fungóide. Leucemias. Linfomas e pseudolinfomas.

13) Cirurgia dermatológica

Procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos. Correção de cicatrizes inestéticas. Eletrocirurgia. Crioterapia. CAF. Punch. Retirada de nevos. Fios e tipos de sutura. Anestesia local.

14) Prática Clínica

Dermatologia clínica e cirúrgica. Dermatopatologia. Dermatoscopia. Fundamentos e situações de urgências e emergências do cotidiano. Estudo de medidas terapêuticas que minimizem os riscos, dentro ou fora de uma clínica dermatológica. Conceitos de saúde/doença. Assepsia, desinfecção, esterilização. Atendimento das emergências.

15) Metodologia científica

Princípios fundamentais da pesquisa científica. Revisão da literatura, classificação das pesquisas e planejamento de pesquisa. A Metodologia da Pesquisa. Planejamento, a apresentação de projetos e a execução dos mesmos. Elaboração de relatórios, defesas e divulgação dos trabalhos de pesquisa embasados na ética profissional.

* Disciplinas sujeitas a alterações

O IPEMCE – Instituto Paranaense de Ensino em Medicina Capacitação e Especialização, que é uma Unidade Avançada de Pós-graduação do Centro Universitário Ingá – Uningá e o Instituto Gama, ministram cursos de CAPACITAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÃO. O coordenador do Polo é o Dr. Romualdo Gama, médico cirurgião plástico – RQE 19.434.

DIPLOMA/CERTIFICADO

CURSO RECONHECIDO PELO MEC – CLIQUE E CONFIRA

– Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

– Aproveitamento de no mínimo 70% (média igual ou superior a 7 em todas as disciplinas).

– Frequência mínima de 75% da carga horária de cada disciplina.

– Apresentação do trabalho de conclusão do curso.

As aulas serão abordadas através de:

– aulas expositivas;

– aulas interativas;

– grupos de discussão de casos.

O DIPLOMA SERÁ EMITIDO PELA UNINGÁ CENTRO UNIVERSITÁRIO

certificado de pos graduação medica ipemce uninga2

O IPEMCE POSSUI UMA ESTRUTURA COMPLETA PARA O MELHOR APROVEITAMENTO DO ALUNO.

Temos a maior carga horária de conteúdo prático do Brasil, com um ambulatório completo e equipado.

Todo o material utilizado pelos alunos estão inclusos na mensalidade

Pacientes reais

Professores supervisores ensinando na prática o conteúdo ministrado em aula

Seu Nome

Endereço

Complemento

Bairro

Estado

CEP

Telefone

Celular

E-mail para Contato

WhatsApp