PÓS-GRADUAÇÃO: um final de semana por mês (sexta-feira, sábado e domingo)

TURMAS REDUZIDAS SOMENTE 25 VAGAS

CURSO CERTIFICADO PELA UNINGÁ – IPEMCE POLO AVANÇADO

Coordenadores: Professores Romualdo Gama e Rosana Monteiro

Início da turma: CURITIBA: Dia 30 de março de 2019

Duração do curso: 12 meses

Carga horária: 510 horas

Número de vagas (limitadas): 25 (vinte e cinco)

Público alvo: Médicos

Investimento: 15 parcelas mensais de R$ 2.770,00

Documentos para inscrição:

Ficha de inscrição

Fotocópia de:

  • Carteira de identidade e CPF
  • Comprovante de endereço
  • Carteira do CRM
  • Diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso
  • Histórico escolar de graduação (poder ser entregue no andamento do curso)

Informações adicionais:

  • É reservado ao IPEMCE o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de inscritos.
  • A indicação dos professores é de responsabilidade da coordenação que poderá substituí-los a qualquer tempo e a critério exclusivo da mesma.

1) História da Cosmiatria, Marketing, Legislação geral e específica. Plasma Rico em Plaquetas.

Conceitos e fundamentos do marketing e da comunicação e suas particularidades na aplicação em empresas de prestação de serviços. Marketing médico. CODAME. Ética Médica. A Legislação e a Responsabilidade Civil do profissional nas suas atividades e procedimentos. Legislação geral e específica. Dano Estético. Plasma Rico em Plaquetas no rejuvenescimento e na regeneração dos tecidos.

2) Aspectos Essenciais no Exercício da Cosmiatria e na Cirurgia Minimamente Invasiva. Dermaroller.

Abordagem clínica, psicológica e exames complementares. Cuidados pré e pós tratamentos. Fotografia médica. Procedimentos cirúrgicos estéticos. Porte cirúrgico: pequeno, médio e grande. Dermaroller nos inesteticismos da pele.

3) Tratamento de Rugas e Toxina botulínica.

Procedimentos médicos para o tratamento de rugas. Toxina botulínica no rosto, pescoço, colo e hiperidrose. Farmacologia e apresentações comerciais. Como tratar as complicações.

4) Anatomofisiologia da Pele, Fotodermatoses. Sistema Pilosebáceo e Estética Capilar.

Estruturas da epiderme, derme e subcutâneo. Epiderme: estrutura, composição, aspectos bioquímicos e processo de estratificação. Derme: estrutura, propriedades e bioquímica. Anexos. Glândulas sebáceas/sudoríparas, unhas e cabelos. Fundamentos da fisiologia e alteração bioquímicas e físico-químicas capilar. Alopecia. Hirsutismo. Tipos de pele e avaliações das propriedades biomecânicas da pele. Doenças da pele. Estrias. Tatuagens. Cicatrizes hipertróficas.Tratamento da acne.

5) Alterações Dermatológicas Relacionadas à Cosmiatria e Tratamentos.

Diferenciação no diagnóstico da epiderme e patologias da pele. Estudo das principais discromias, processos de hiper e hipopigmentações; classificação de peles e avaliação clinica. Melanina e coloração da pele. Melasma: como tratar?

6) Peelings Químicos, Combinados e de Fenol.

Peelings químicos superficiais, médio e profundo. Fenol atenuado. Peelings físicos. Microdermoabrasão. Peelings faciais e corporais, novas combinações. Principais despigmentantes. Hiperpigmentação da vulva. Peeling genital.

7) Cosmetologia, Cosmecêutica e Cosmiatria.

Conceitos técnicos de formulações e elaboração de fórmulas dermatológicas e cosmiátricas. Aspectos teóricos da ação de dermocosméticos e sua relação na aplicação em Cosmiatria. Relação da prescrição de dermocosméticos e avaliação da pele. Formulações para diferentes tipos de pele na hidratação e recuperação da pele após procedimentos e manutenção.

8) Obesidade e Síndrome de Desarmonia Corporal (Celulite, Gordura Localizada e Flacidez).

Obesidade. Educação alimentar. Glicídios. Lipídios. Gordura e Proteínas. Metabolismo. Vitaminas. Nutrição: a base para o desempenho humano. Controle de Refeições. Abordagem e Tratamento clínico. Diagnóstico da Celulite e Gordura localizada. Fisiopatologia. Tratamentos. Flacidez cutânea. Intradermoterapia, das mesclas tradicionais às novas tendências. Sub-incisão. Hidrolipoclasia. Ultrasom e Rádio-frequência facial e corporal. Rádio-frequência fracionada. Carboxiterapia para a área dos olhos, corpo e face. Descolamento compartimental com carboxiterapia.

9) Anestesia em Cosmiatria. Envelhecimento cutâneo. Preenchimento (Preenchedores).

Noções sobre diferentes tipos de anestesia. Farmacologia e avaliação de riscos. Anestesia regional. Anestesia local-tumescente. Prevenção de acidentes anestésicos. Envelhecimento cutâneo e seus cuidados. Classificação das rugas. Flacidez. Implantes. Preenchimento com ácido hialurônico, ácido poli-L-láctico (Sculptra), hidroxiapatita de cálcio (Radiesse) e outros preenchedores. MD Codes. Preenchimento definitivo com polimetilmetacrilato (PMMA). Aplicação, custo x benefício. Riscos e indicações. Preenchimento de olheiras. Como tratar o envelhecimento da região perioral e periorbital (toxina botulínica, peeling, implante, laser e radiofrequência). Retrações cutâneas faciais e corporais: estrias e cicatrizes de acne, como manejar? Tratamento das mãos (preenchimento, pasta de ATA e fenol atenuado).

10) Fleboestética.

Conceitos gerais. Anatomia e fisiologia do sistema veno linfático. Úlcera de perna. Microcirculação. Alterações em flebologia. Aspectos terapêuticos. Escleroterapia. Eletrofulguração e termo-coagulação. Despigmentantes.

11) Laser e Luz Intensa Pulsada.

Propriedades físicas do Laser. Aspectos aplicados a aparelhagens e metodologias específicas para área médica. Diferentes tipos de aparelhos (IPL, Laser, CO2 e suas aplicações, entre outros). Tratamento de tatuagens. Epilação. Complicações. Novas tecnologias.

12) Anatomia Facial. Fios de tração e dermossustentação: Técnicas, riscos, como indicar e evitar complicações. Mitos e verdades.

Anatomia da Face. Musculatura, enervação e vascularização. SMAS. Métodos para diminuição da flacidez e rugas. Fios: Fio Russo, Técnica do Silhouette Lift e Miracu.

13) Complicações em Procedimentos Estéticos (Como agir?).

Fundamentos e situações de urgências e emergências do cotidiano. Estudo de medidas terapêuticas que minimizem os riscos para o acidentado ou portador de doença imprevista, dentro ou fora de uma clínica de dermato-estética. Atendimentos das emergências. Retração da pele. Infecções.

14) Metodologia científica.

Princípios fundamentais da pesquisa científica. Revisão da literatura, classificação das pesquisas e planejamento de pesquisa. A Metodologia da Pesquisa. Planejamento e a apresentação de projetos e execução dos mesmos. Elaboração de relatórios, defesas e divulgação dos trabalhos de pesquisa embasados na ética profissional.

15) Prática Clínica.

* Disciplinas sujeitas a alterações.

O IPEMCE – Instituto Paranaense de Ensino em Medicina Capacitação e Especialização é uma Unidade Avançada de Pós-graduação do Centro Universitário Ingá – Uningá que ministra cursos de PÓS-GRADUAÇÃO e CAPACITAÇÃO. O coordenador do Polo é o Dr. Romualdo Gama, médico cirurgião plástico – RQE 19.434.

DIPLOMA/CERTIFICADO

CURSO RECONHECIDO PELO MEC – CLIQUE E CONFIRA

– Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

– Aproveitamento de no mínimo 70% (média igual ou superior a 7 em todas as disciplinas).

– Frequência mínima de 75% da carga horária de cada disciplina.

– Apresentação do trabalho de conclusão do curso.

As aulas serão abordadas através de:

– aulas expositivas;

– aulas interativas;

– grupos de discussão de casos.

O DIPLOMA SERÁ EMITIDO PELA UNINGÁ CENTRO UNIVERSITÁRIO

certificado de pos graduação medica ipemce uninga2

O IPEMCE POSSUI UMA ESTRUTURA COMPLETA PARA O MELHOR APROVEITAMENTO DO ALUNO.

Temos a maior carga horária de conteúdo prático do Brasil, com um ambulatório completo e equipado.

Todo o material utilizado pelos alunos estão inclusos na mensalidade

Pacientes reais

Professores supervisores ensinando na prática o conteúdo ministrado em aula

WhatsApp